Estatuto Editorial

ESTATUTO EDITORIAL DA CAPITAL FM – Rádio Noticias

  1. A Capital FM – Rádio Notícias é um serviço de informação e comunicação, do âmbito nacional, cujo principal objectivo é a difusão de uma programação de qualidade e rigor informativo, independente do poder político ou económico e de qualquer doutrina ou ideologia.
  2. A Capital FM – Rádio Notícias compromete-se a respeitar os princípios deontológicos da Comunicação Social e a ética profissional do jornalismo, e a contribuir, através da produção nacional de programas informativos para a preservação da identidade cultural do país, o que implica também dar voz às novas correntes de ideias e um estilo inovador de programação.
  3. A Capital FM – Rádio Notícias garante uma informação e uma programação que se harmonizem com as exigências de uma democracia pluralista, quanto à possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião, dentro do respeito pelos princípios constitucionais e legais, assim como, do exercício de uma cidadania responsável.
  4. A Capital FM – Rádio Notícias distinguir-se-á pela sua responsabilidade, serenidade e espírito de tolerância, com exclusão de quaisquer incitamentos à prática de crimes, ódio, descriminação racial, étnica, tribal, religiosa, ou à violação dos direitos fundamentais do cidadão.
  5. A Capital FM – Rádio Notícias reconhece o direito de resposta a qualquer pessoa cujo bom-nome e reputação se possam considerar afectadas por facto inverídico ou erróneo veiculado nas suas emissões. Este direito deverá ser exercido nas condições fixadas na lei que o regula.
  6. A informação da Capital FM – Rádio Noticias procurará contribuir para o esclarecimento da opinião pública no que respeita ao desenvolvimento social, económico e cultural do País, no quadro do respeito pela sua identidade e liberdade e pelos direitos fundamentais do homem.
  7. A informação da Capital FM – Rádio Notícias será isenta e rigorosa – o que pressupõe ouvir as partes em confronto e distinguir sempre entre notícia e opinião – e, tanto quanto possível, dinâmica e profunda, dirigindo-se, porém, ao máximo universo potencial; a aplicação casuística destes critérios compete ao Director, o qual terá sempre em conta o respeito pela pessoa humana e o interesse da sociedade.
  8. O Director Executivo da Capital FM – Rádio Notícias será um jornalista profissional, com mais de cinco anos de experiência, de reconhecida isenção, competência e idoneidade, capaz de assegurar o equilíbrio de interesses entre uma informação de elevado padrão de qualidade e a obtenção de altos níveis de audiência, que garantam a rentabilidade económica da CAPITAL – FM, e, por isso, a sua independência política e cultural.
  9. No exercício das suas funções, o Director Executivo da Capital FM – Rádio Notícias observará as normas deontológicas do Estatuto do Jornalista, respeitará e faz respeitar a competência específica que a lei fixar ao Conselho de Redacção, assentando a sua filosofia nos princípios que se seguem: liberdade, responsabilidade, rigor e isenção na informação, ou seja, informar para melhor educar.

O Conselho de Orientação e Estratégia