CNE AGUARDA RESPOSTA DO PNUD SOBRE DESBLOQUEAMENTO DE FUNDOS PARA ELEIÇÕES

0
45

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) continua aguardar do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a resposta ao pedido relativo ao desbloqueamento de fundos para as eleições legislativas marcadas para 18 de novembro 2018.

Numa carta dirigida ao representante desta agência da ONU em Bissau com a data de 21 de Agosto, que a e-Global consultou, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições José Pedro Sambú evocou o espaço temporal e as inadiáveis actividades de carácter progressivo para o processo em causa.

“A CNE, ao abrigo das atribuições que lhes são próprias, no que diz respeito à preparação, organização e a realização das eleições, tem a honra de tecer ao PNUD as considerações a exiguidade do tempo para o processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau”, lê-se na carta.

O Presidente da CNE realçou ser urgente a necessidade do PNUD proceder ao desbloqueamento de verbas financeiras à sua instituição, de forma a suportar alguns encargos de carácter prioritário, num valor de 200.000 dólares. A carta termina informando que o seu conteúdo é do conhecimento do Primeiro-ministro, Aristides Gomes.

Entretanto a e-Global apurou que a Comissão Nacional de Eleições reúne esta quinta-feira 30 de agosto com o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), com objectivo de discutir e aprovar o modelo de Cartão Eleitor a ser aplicado para as eleições legislativas de 18 de novembro 2018.

O encontro vem na sequência de outra reunião que culminou anteriormente com aprovação pelas mesmas entidades do novo modelo de Boletim de Recenseamento Eleitoral, cujos boletins já estão em Bissau desde 22 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here