GOVERNO TOMOU POSSE COM 26 PASTAS E APENAS 4 MULHERES

0
94

O Governo liderado por Aristides Gomes tomou posse esta quinta-feira no Palácio Presidencial na presença dos diplomatas e representantes de outros órgãos da soberania. É um Governo com 26 pastas e com apenas 4 mulheres, tendo, aliás, a pasta da Economia e Finanças, assumida, cumulativamente, pelo próprio primeiro-ministro.

Na cerimónia de tomada de posse, o Presidente da República, José Mário Vaz, realçou os pontos essenciais e prioritários do Governo, nomeadamente, a “criação de condições para a realização de eleições legislativas, justas e transparentes; garantir energia elétrica para todos; educação e saúde; trabalhar para o sucesso da campanha da castanha de caju do corrente ano”.

A ocasião serviu, também, para o primeiro-ministro, Aristides Gomes, fazer uma observação sobre o que tem sido a atividade política na Guiné-Bissau, face à gestão dos assuntos públicos. “Hoje em dia é possível que um mero posicionamento militante pode levar qualquer indivíduo assumir todo tipo possível e imaginário de funções de gestão dos assuntos públicos”, notou o chefe do Governo.

Mulheres guineenses criticam composição do novo Governo

O Governo, ora empossado, tem apenas com 4 mulheres, entre Ministras e Secretárias e Estado. Uma situação que não deixou a Plataforma das Mulheres guineenses indiferente. Elisa Pinto Tavares, uma das ativistas na defesa da igualdade do género na Guiné-Bissau, lembrou que “durante a crise fomos nós que reivindicámos contra esta situação; promovemos mediações, construímos espaços do diálogo, etc. Por isso, para continuarmos a acompanhar o processo devíamos fazer parte da esfera de tomada de decisão”, precisou Elisa Pinto Tavares, para quem, o importante não é fazer parte do Governo, mas sim da esfera de decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here