INE revela que ritmo de crescimento económico continua a acelerar em Cabo Verde

0
234

O ritmo de crescimento económico em Cabo Verde continuou a acelerar no último trimestre do ano passado, registando o valor mais alto dos últimos 37 trimestres consecutivos e evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, informa esta sexta-feira a agência de notícias estatal Inforpress.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta sexta-feira na Cidade da Praia, a nível do comércio em estabelecimentos, o indicador de confiança registou o valor mais alto dos últimos 23 trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao mesmo período do ano 2016.

Os dados do INE revelam que no decorrer do quarto trimestre de 2017, a insuficiência da procura e as dificuldades financeiras foram os principais constrangimentos do setor. Em relação ao turismo, no quarto trimestre 2017, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente do último trimestre. No entanto, o indicador situa-se acima da média da série e evoluiu favoravelmente relativamente ao trimestre homólogo.

Os empresários apontam as dificuldades em encontrar pessoal com formação apropriada e o excesso de burocracia e regulamentações estatais, como os principais obstáculos do setor no final de 2017.

No setor da indústria transformadora, o indicador de confiança registou um aumento significativo, sendo as avarias mecânicas e a falta de matérias-primas os maiores constrangimentos descritos.
De acordo com os empresários, as dificuldades financeiras e dificuldades na obtenção de créditos bancários foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do quarto trimestre.

In e-Global

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here