YAHYA JAMMEH INSPIRA REGRESSAR À GÂMBIA E NINGUÉM O PODE IMPEDIR

0
587

Uma gravação sonora, difundida nas redes sociais, atribuída ao antigo presidente da Gâmbia Yahya Jammeh, instalado na Guiné Equatorial, sugere que o ex chefe de Estado gambiano pretende por em prática a promessa proferida a 21 de Janeiro 2017 quando entrava no Flacon 900 para deixar o país: «I’ll be back, I’ll be back !»

A gravação de cerca de 8 minutos é de uma conversa via a aplicação Whatsapp entre Yankuba Colley, um dos responsáveis da Aliança Patriótica para a Reorientação e Construção (APRC), Fabakary Tombong Jatta, antigo presidente da maioria parlamentar na Assembleia, e Yahya Jammeh.

A voz presente na gravação não foi autentificada, mas o jornalista Ibrahima Bayo Jr confirmou que é de Yahya Jammeh. Na primeira parte da gravação Yahya Jammeh tenta mediar uma disputa entre Fabakary Tombong Jatta e Ma Bah pela liderança do partido. Na segunda parte a voz atribuída a Yahya Jammeh diz: “Se Allah assim desejar), tudo irá bem. Estou a trabalhar em qualquer coisa”, e acrescenta: “Assim que eu regressar à Gâmbia, nenhum espírito ou ser humano poderá opor”.

Quando a CEDEAO mediou a partida de Yahya Jammeh da Gâmbia, não ficou claro no comunicado final da organização sub-regional o cenário de um possível regresso de Jammeh ao país. Apesar desta lacuna as autoridades gambianas podem proibir a aterragem no seu território de um avião com Yahya Jammeh.

Capital FM/e-Global

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here